Estava exilado no nosso país desde 2007
O antigo líder rebelde congolês Jean-Pierre Bemba foi detido em Bruxelas ao abrigo de um mandado de captura emitido sexta-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que o acusa de crimes contra a Humanidade. Estava exilado em Portugal desde 2007, depois de fugir da República Democrática do Congo por receio de ser assassinado.
O TPI considera Bemba responsável por massacres, violações e pilhagens da população civil da República Centro-Africana (RCA), onde o Movimento de Libertação do Congo, que chefia, apoiou o presidente Ange-Félix Patasse, entre 2002 e 2003, na guerra contra os rebeldes de François Bozize.
A detenção de Bemba é a primeira a resultar da investigação do TPI na RCA, encetada em 2007 pelo procurador-geral do tribunal, Luis Moreno.
Para a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), a captura do rebelde "é o fim de um longo combate" e um "sinal forte contra a impunidade".
PERFIL
Jean-Pierre Bemba nascido em Gbadolite (1962), é um dos homens mais ricos da República Democrática do Congo. Chefiou a guerrilha e tornou-se político, sendo um de quatro vice-presidentes do governo de transição, entre 2003 e 2006, ano em que perdeu as presidenciais para Joseph Kabila.
No início de 2007 foi eleito para o Senado e meses depois a sua guarda pessoal envolveu-se em confrontos com o Exército, de que resultariam centenas de mortos. Em Abril, partiu para Portugal, alegando necessidade de assistência médica, e não regressou.
F.J. Gonçalves com agências - CORREIO DA MANHÃ(Lisboa) - 26.05.2008
NOTA:
Bemba é casado com uma cidadã portuguesa.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE