Sete caçadores residentes no distrito da Namaacha foram, sexta-feira detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Ressano Garcia, na Moamba, em Maputo, acusados de terem abatido dois búfalos, quando a sua licença apenas autoriza-lhes a matar crocodilos.
Maputo, Segunda-Feira, 26 de Maio de 2008:: Notícias
Trata-se de Paulino Isac, João Cossa, Florêncio Mabote, Zeca Ceta, Zefanias Sitoe e Nelson e Victor Nhambe, cujas idades variam de 15 a 56 anos.
O grupo agora acusado de caça furtiva foi detido na posse de três armas especializadas no abate de animais, de acordo com Joaquim Selemane, porta-voz da PRM na província de Maputo, tendo acrescentado que os sete caçadores encontram-se encarcerados no posto policial de Ressano Garcia.
Segundo Joaquim Selemane, não existe confirmação de que o grupo saiu à caça de búfalos, pelo que é possível que aqueles dois animais tenham sido abatidos por estarem na rota dos caçadores que, pior, ainda não haviam conseguido nenhum crocodilo.
A nossa fonte acrescentou que os sete homens dedicam-se à caça de crocodilos para consumo, contudo não avançou há quantos anos o grupo abate aqueles animais, cujo habitat são os cursos de água doce.