Maputo, Quarta-Feira, 28 de Maio de 2008:: Notícias
É APRESENTADO formalmente amanhã às 18 horas, no Instituto Camões, o Núcleo de Amigos José Craveirinha (NAJOC), uma agremiação de jovens que pretende dar continuidade e expandir os ideais abraçados pelo nosso mais importante poeta: José Craveirinha.
O Núcleo de Amigos José Craveirinha é formado por um grupo de jovens amigos e estudantes de letras nas academias moçambicanas e que se propõe a levar a cabo um movimento cultural pró-Craveirinha, devendo desenvolver acções que possam imortalizar a imagem e os feitos do escritor.
Esta agremiação diz também que vai, nas suas acções, promover uma série de iniciativas na Casa-Museu José Craveirinha, tendo em conta dar a conhecer a existência e importância deste espaço cultural.
De acordo com Alberto Mathe, presidente do NAJOC, no quadro das actividades a organizar estão visitas guiadas à casa com estudantes das escolas secundárias, bem como actividades recreativas que envolvam escritores, académicos e amantes das artes e letras.
Os criadores desta iniciativa pretendem também fazer intercâmbios com as escolas, tendo como objectivo principal realizar oficinas literárias com crianças do ensino primário, básico e secundário.
A prioridade para estes níveis prende-se com o facto de José Craveirinha ter sido portador de um legado que deve ser continuado por outras gerações. E, Alberto Mathe entende que se as gerações anteriores ao poeta-mor realizaram as suas acções a partir de uma base montada por escritores e intelectuais como José Craveirinha, então é importante que também se comece a passar o legado para os mais novos.
“A melhor forma de passar continuar com o projecto iniciado por José Craveirinha é ensinar os seus ideais e os valores culturais aos mais novos, sobretudo aqueles que estão a iniciar-se na formação, que é para que cresçam sabendo quem foi o poeta. Esta é uma das nossas missões”, explica Mathe.
A ideia de formar um núcleo pró-Craveirinha surgiu em Setembro do ano passado, mas só se efectivou agora depois terem acertado todos os procedimentos legais nesse sentido.Para a prossecução das suas actividades o NAJOC diz contar com o apoio da Casa-Museu José Craveirinha e dos herdeiros do poeta da Mafalala.