FOI por aclamação e unanimidade que os membros do júri criado para a avaliação dos resultados de uma peritagem efectuada, semana antes, na presença do Presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, Jeróme Bignon, aprovaram a entrada da baía moçambicana de Pemba, na província setentrional de Cabo Delgado, cerca de 3000 quilómetros de Maputo, a capital nacional, naquele prestigiado fórum mundial.
Maputo, Segunda-Feira, 26 de Maio de 2008:: Notícias
A promoção, preservação e conservação da beleza natural dos litorais mais lindos à escala planetária são os ditames do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, criado em 1997, assim como a interacção entre o homem e o meio ambiente, incluindo a cultura dos povos, na perspectiva de que estes não sejam exageradamente adulterados tão pouco danificados.
O relatório da visita elaborado pela francesa Michelle Pauly, secretária executiva do Clube e os portugueses António Capoulas e Joaquim Ferreira, terá sido o mais simples de aprovar, segundo fontes do “notícias”, em Lisboa, se bem que as condições encontradas no terreno coincidiram com os requisitos mais determinantes para a aceitação de qualquer baía naquele grupo, nomeadamente, a beleza natural e a conservação e preservação.
Já membro do Clube, a Baía de Pemba espera receber o certificado que a admite neste poderoso grupo entre os dias 5 e 11 de Outubro deste ano, em cimeira a realizar-se na Baía de Chaleurs (Québec e Nouveau Brunswick), no Canadá. A seguir terá que enfrentar, entretanto, uma nova fase, de um trabalho árduo visando a que os seus residentes interiorizem o feito, através de consciencialização que deverá mudar a mentalidade dos cidadãos quanto aos aspectos ligados à preservação da natureza, por forma a que a baía não se destrua mais do que está.
É o fim duma etapa que começou com iniciativas de cidadãos ligados à Associação CD em Movimento, dos naturais e amigos de Cabo Delgado, que acreditaram que para promover o desenvolvimento da província o turismo se destacava como o chamariz a capitalizar e que para o seu incremento havia caminhos que não dependem estritamente dos programas do Governo.
Em 6 de Outubro do ano passado, tais cidadãos, entre os quais o General Alberto Chipande, foram apresentar a candidatura da Baía de Pemba ao Clube das Mais Belas baías do Mundo, durante o congresso da Organização, realizado na Praia do Rosa, município de Imbituba, Estado de Santa Catarina, na República Federativa do Brasil, uma proposta que desde logo teve o acolhimento favorável do próprio Brasil, de Portugal, Senegal e Vietname, através de pronunciamentos à margem e em entrevista ao “notícias” dos respectivos delegados ao encontro.
A aceitação de Pemba, sábado último, no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, foi festejada em todo o país, por todos que nutrem simpatia pelo desenvolvimento do nosso país, que agora passa a ter a sua bandeira no mapa e emblema daquele clube. As felicitações vieram de todos os lados e os pembenses replicaram o comportamento dos cidadãos à espera de resultados eleitorais para as legislativas e presidenciais. Esperaram impacientes pelo anúncio do resultado e a seguir puseram-se à rua para, correndo, às buzinadelas para irem espalhar a informação a todos os bairros da cidade.
PEDRO NACUO