Município da Ilha de Moçambique
O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, na província nortenha de Nampula, diz ter cumprindo com os programas que vinham expressos no seu manifesto eleitoral, e até o cumprimento de tais metas foi para além dos cem por cento.
De acordo com esse documento a que nossa reportagem teve acesso, durante o mandato prestes a findar, a edilidade chefiada por Gulamo Mamudo fez a construção do hospital de Ampapa, e da escola de Entete, bem como fez a construção do muro do hospital local.
O mesmo documento refere ainda que no período em causa, a edilidade reabilitou várias obras que condicionam a beleza da própria ilha, com destaque para a reabilitação, embora parcial, do muro da contra-costa, sanitários escolares, muro do cemitério local. Igualmente foi feita a
reabilitação das estradas principais com pave e ainda a recuperação do principal jardim da Ilha de Moçambique, património mundial da humanidade, uma cidade que actualmente conta com vários apoios para a sua manutenção.
O documento que temos vindo a citar revela ainda, pese embora sem avançar os montantes gastos em tais obras, que durante o segundo mandato autárquico naquela cidade, foi feita a compra de equipamento para os serviços urbanos e cadastro da própria edilidade.
Durante o mesmo período, foi feita a construção de um novo mercado, na zona de Nalia, construção de drenagens nos bairros de Marangonha e Areal, bem como foram erguidas latrinas nas comunidades locais, e ainda, foi feita a construção da praça dos heróis no posto urbano de Lumbo parte integrante do Município da Ilha de Moçambique.
Em relação ao abastecimento de água potável, a edilidade da cidade da Ilha de Moçambique, construiu quatro poços equipados com as respectivas bombas, bem como fez o plantio de árvores na zona da marginal com vista a prevenir a erosão de solos.
Para o hospital local, o conselho municipal da Ilha de Moçambique, fez a construção de uma incineradora, para efeitos desejados, revela também o documento.
O presidente do Município da Ilha de Moçambique foi eleito pelas listas da Renamo.
(Aunicio da Silva) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 29.05.2008