Moçambique no 50º lugar
Moçambique subiu mais dois lugares, passando a 50ª a posição, na lista dos países mais pacíficos do mundo, segundo o novo relatório publicado pela ‘Economist Intelligence Unit’, entidade baseada em Londres.
No relatório, que envolveu 140 países e analisou 24 indicadores internos e externos, Moçambique aparece a registar francas melhorias em relação aos resultados obtidos no ano transacto.
Entre os países do continente africano com menor ocorrência de crimes violentos, Moçambique está em quarto lugar depois do Gana, Madagáscar e Botswana. A vizinha Africa do Sul aparece em 18º lugar e o Zimbabwe arrasta-se na 24ª posição.
A Somália, que enfrenta sérias dificuldades para instalar o governo eleito na capital Mogadíscio, tem os índices mais elevados de crime violento no continente.
A Islândia é o país mais pacífico do mundo. O relatório refere que houve melhorias assinaláveis em Angola, Indonésia e India. A maioria dos países está a registar avanços em relação as áreas chave.
Segundo Steve Killelea, fundador do ‘Global Peace Index’, o mundo está a ficar relativamente mais pacifico este ano, um aspecto encorajador, mas os passos lentos dados por alguns países tardarão a caminhada rumo a rota da paz, segundo o relatório da delegação da AIM em Londres.
A Gra-Bretanha esta no 49º lugar entre os países mais pacíficos, deixando Moçambique por uma ligeira diferença, segundo o relatório.
O Chade, Somália, Sudão, (Africa) Afeganistão, Israel e Iraque (Extremo e Médio Oriente) todos assolados por violentos conflitos são tidos como os menos pacíficos.
O relatório tem forte apoio do Arcebispo Desmond Tutu e o Professor Joseph Stiglitz, ambos já laureados com o prémio Nobel da Paz.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 22.05.2008