Moçambique arrecadou 14,6 milhões de dólares nos últimos três anos com a exportação de karpenta, um peixe de água doce que é abundante na albufeira de Cahora Bassa, afirmou em Maputo a directora nacional da Administração Pesqueira.
Em declarações à agência noticiosa moçambicana AIM, Ivone Licucha disse que em 2005 foram capturadas 13 mil toneladas de karpenta, peixe também conhecido por sardinha do Tanganica, 16 mil toneladas em 2006 mas apenas 8 mil toneladas no ano passado.
Em termos de receitas, as exportações renderam 4,3 milhões de dólares em 2005, 7,6 milhões em 2006 e 2,7 milhões em 2007.
Licucha adiantou que a razão principal para o declínio nas exportações no ano passado centra-se na crise existente no Zimbabwe, país que é o maior importador de karpenta de Moçambique. Além do Zimbabwe, pequenas quantidades são vendidas para a Zambia, Malawi, África do Sul e República Democrática do Congo.
Ivone Licucha disse que as pescas contribuem com cerca de 3 por cento para o Produto Interno Bruto de Moçambique com a karpenta a representar cerca de 0,5 por cento, o que faz deste peixe o terceiro mais importante recurso pesqueiro do país, depois dos camarões de superfície e de águas profundas (gamba). (macauhub) - 30.05.2008
Recorde:
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2006/03/cahora_bassa_ta.html