A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) está a proceder à renovação de uma linha de transporte, num troço de cerca de 750 quilómetros entre Cahora Bassa (Tete) e Lichinga (Niassa), a fim de garantir o fornecimento de energia com qualidade a residentes em quatro províncias moçambicanas.
De acordo com o jornal Notícias, de Maputo, a renovação consiste na substituição de isoladores de vidro por outros de borracha, uma vez que estes últimos garantem maior segurança, em termos de suporte de condutores, assim como na qualidade de energia eléctrica que daí será distribuída.
O trabalho está a ser efectuado pela empresa moçambicana EnerÁfrica que, muito recentemente, renovou a linha de transporte de energia eléctrica entre Infulene/Macia e Chicumbane, na província de Gaza, numa extensão de 200 quilómetros.
O director da rede de transporte de energia, na EDM, Adriano Jonas, disse que a substituição está a ser feita em 270 torres, um projecto que representa um investimento de 11 milhões de meticais.
A linha em renovação é de 1000 quilómetros de extensão, sendo que neste momento trabalha-se apenas nos troços em que mais problemas mais se têm verificado durante os últimos 25 anos, altura em que a rede foi construída.
(macauhub) - 26.05.2008