SÃO na sua plenitude livros produzidos no território nacional os que a Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) colocou ontem, à disposição dos estudantes da 11ª e 12ª classes do Ensino Secundário Geral. Ao todo são 90 mil livros das disciplinas de Português, História e Física, para a 11ª classe, e Matemática, Português, História e Física, para a 12ª classe, bem como um caderno de exercício de Química para as duas classes, sendo metade para cada nível.
Maputo, Sábado, 24 de Maio de 2008:: Notícias
Os manuais foram produzidos por dezoito autores nacionais e abarcam conteúdos meramente nacionais e de actualidade. Aliás, esta é a primeira vez que a DINAME edita grandes quantidades de livros para o Segundo Ciclo do Ensino Secundário Geral. Num passado recente, estes materiais eram produzidos e importados, o que acarretava custos elevados para o país.
Até aqui, segundo o director-geral da DINAME, já foram lançados e editados pela instituição, um total de 64 títulos de diferentes livros, 33 dos quais do ensino primário do antigo sistema, 31 títulos do Ensino Secundário Geral, da 8ª e 11ª classes, cadernos de exercícios e um leque de livros didácticos, infanto-juvenis e de ficção.
Sufiane garantiu que tudo está sendo feito para que não haja contrafacção dos materiais e estes possam aparecer a ser vendido no mercado negro.
Por seu turno, Antónia Xavier, Vice-Ministra da Educação e Cultura disse que ao lançar estes livros, a DINAME deve estar ciente de que colocou a si própria um grande desafio, pois alunos e professores estarão permanentemente na expectativa de ver livros para outras disciplinas, classes e outros subsistemas nas livrarias, bibliotecas provinciais e escolares do país.
Refira-se que a DINAME foi criada em 1986 e a sua vocação é distribuir livro escolar e material básico escolar.