Foi a crítica mais forte até agora, da África do Sul, à situação no Zimbabwe.
O ANC diz que não é possível a realização de eleições livres e justas no clima político actual. E que o único caminho é o diálogo.
Jacob Zuma, o líder do ANC, criticou ainda a conduta de Robert Mugabe:
"Por mais que tenhamos estado junto com a ZANU-PF todos estes anos, não podemos concordar com o que a ZANU-PF está a fazer neste momento”, disse Jacob Zuma.
“Acho que [a ZANU-PF] saiu dos carris, está fora de controle."
Um correspondente da BBC explicou que sendo a África do Sul o país mais poderoso da região, as recentes declarações são um sinal do crescente isolamento de Robert Mugabe.
Eleições avançam
Apesar do conselho da ONU ter votado unanimenente uma resolução que condena a actuação do governo zimbabueano, Robert Mugabe insiste em realizar as eleições.
"Podem gritar alto quanto quiserem deste Washington ou desde Londres ou de qualquer outra parte", disse Robert Mugabe num comício, hoje, na cidade de Banket.
"O nosso povo e só o nosso povo vai decidir e mais ninguém."
A SADC vai voltar a reunir na quarta-feira em Mbanane, capital da Swazilândia, para discutir a situação, depois de ontem ter feito uma reunião de emergência em Luanda.
MDC confirma desistência
Entretanto, um porta-voz de Morgan Tsvangirai explicou que o líder da oposição procurou refúgio na embaixada da Holanda em Harare para escapar a um raide a sua casa.
Tsvangirai fugiu depois de ter sido avisado que as tropas zimbabueanas iriam procurá-lo.
Outros líderes do MDC estão também escondidos, acrescentou ainda George Shibotshiwe.
Tsvangirai procurou protecção na embaixada europeia no Domingo, pouco tempo depois de ter anunciado que desistia das eleições.
Tsvangirai espera sair da embaixada holandesa nas próximas 48 horas. O embaixador holandês conversou com as autoridades do Zimbabwe para garantir a segurança de Morgan Tsvangirai.
Hoje, o MDC enviou uma carta à comissão eleitoral zimbabueana confirmando que Tsvangirai não vai participar na eleição marcada para esta sexta-feira.
BBC - 24.06.2008