A ponte sobre o rio Incomati, ligando a vila da Moamba ao posto administrativo de Sábiè, em Maputo, vai ser entregue a 30 de Junho corrente, 28 dias antes do final do prazo estabelecido para a sua conclusão. Em obras desde 22 de Janeiro do ano passado, a infra-estrutura, destruída pelas cheias de 2000, deveria ser oficialmente entregue pelo empreiteiro ao Estado moçambicano a 28 de Julho próximo, mas dado o ritmo empreendido pelo construtor, estará sob gestão da Administração Nacional de Estradas (ANE) a partir do último dia deste Junho.
Maputo, Quarta-Feira, 11 de Junho de 2008:: Notícias
De destacar que aquela ponte é de capital importância, dado que garante a ligação permanente entre Moamba e Sábiè, um posto administrativo com elevado potencial agrícola.
Espera-se que com a sua entrada em funcionamento, os produtores de Sábiè passem a poder escoar a sua produção agrícola, independentemente das condições pluviométricas da região, contrariando a situação actual em que a circulação no Incomáti fica em alerta nos dias de chuva.
Após a conclusão da montagem de guardas – barreiras que evitam a queda dos peões quando circulam pelos passeios da ponte – a 28 de Maio, está agora em curso a preparação para a colocação do asfalto na ponte e nos seus dois acessos, plantio de capim nos taludes, montagem da sinalização, bem como reabilitação do estaleiro da obra.
A garantia de que a ponte será entregue ainda neste mês foi ontem dada durante uma visita efectuada à obra pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, que tinha como principal objectivo inteirar-se do nível de andamento da empreitada.
As obras, que consistiram na demolição da antiga estrutura e edificação de uma nova ponte de 300 metros de comprimento na mesma zona, foram financiadas pelo Estado, num valor de cerca de 185 milhões de meticais. O empreiteiro encarregue é o China Henan International Cooperation Group (CHICO) e a fiscalização está a cargo da Ninhan Shand.
Falando na ocasião, o ministro deu nota positiva ao ritmo do trabalho. Disse ainda que, só pela diferença de alturas entre esta e a destruída pelas cheias de 2000, a ponte agora construída é mais segura.
“A ponte está em condições de ser inaugurada, mas não me perguntem a data a mim. O facto de ser oficialmente entregue 28 dias antes do final do prazo demonstra a cultura de trabalho do empreiteiro. Às vezes os moçambicanos reclamam que estão a ser maltratados, mas é falta de cultura de trabalho”, disse.
Informações não confirmadas indicam que a ponte poderá ser inaugurada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, durante a sua iminente visita à província do Maputo, prevista para o próximo mês.