DUZENTOS e quarenta e um camponeses de diferentes associações do Distrito Municipal Nº 4, na cidade de Maputo, receberam há dias créditos para o programa de intensificação da produção e diversificação de hortícolas. O montante de 1.782. 000.00 Mt vai contribuir para o desenvolvimento da actividade agrícola naquela zona.
Maputo, Terça-Feira, 24 de Junho de 2008:: Notícias
A iniciativa é do Governo da cidade de Maputo, e tem de entre outros objectivos ajudar as associações dos camponeses para aumentarem a sua produtividade e a melhorar a dieta alimentar.
Segundo a Governadora da cidade de Maputo, Rosa da Silva, o crédito vai igualmente minimizar o sofrimento dos camponeses que nalgumas vezes pagam valores elevados quando vão pedir créditos nas instituições bancárias.
“Nós constatámos que a falta de dinheiro tem estado na origem do fracasso da produção agrícola e o acesso ao crédito bancário é difícil, daí que fomos buscar parceiros para inverter este cenário”, disse Rosa da Silva, acrescentando que “este dinheiro é para facilitar a vida dos nossos camponeses que não têm tempo de ir aos bancos”.
Na ocasião, a governadora apelou aos camponeses para redobrarem esforços no sentido de produzirem mais para o provimento das suas famílias e de toda a sociedade moçambicana.Julieta Langa, uma das beneficiárias, disse que o crédito permitir-lhes-á o fortalecimento da actividade agrícola e melhorar a situação socioeconómica das mulheres camponeses e chefes de agregados familiares daquela zona.