Sabendo-se que os Acordos de Lusaca foram em 7 de Setembro de 1974, por que motivo “Tropas da Frelimo tomaram conta de NANGADE” em 1 de Setembro de 1974?
Este assunto nunca vi debatido e daí ter escrito o texto abaixo, que caso concorde, solicito divulgue no seu site.
Para além do caso já muito divulgado de Omar, verificando alguns documentos e depoimentos anteriores constatei o seguinte sobre o BCaç 5013:
Segundo extracto da História do Batalhão
“II - ACTIVIDADES NT RMM, NO PERÍODO DE:
01 SETEMBRO 1974 A 30 SETEMBRO DE1974
Em 01Set74 – Tropas da Frelimo tomaram conta de NANGADE.”
Como todos sabemos só em 7 de Setembro de 1974, foram assinados os famosos Acordos de Lusaca, digo Acordos porque foram assinados dois acordos, um político amplamente divulgado e outro militar ao que parece secreto, pois ainda não é conhecido.
O aprisionamento da Companhia de Omar deu-se em 1 de Agosto de 1974. Desta Companhia estava ausente o seu comandante. Porquê?
Antes de 1 de Agosto já tinha sido emitida a mensagem 71 65/P da 5a Repartição, divulgada pela mensagem 2008/OI/74 do Comando Sector B, à Companhia de Omar, que se transcreve parcialmente: “... Devem todos os comandos tentar criar condições locais passíveis de conduzir ao cessar fogo na sua ZA. Para o efeito lançarão campanha de panfletos, cartas deixadas no mato, e acima de tudo servir-se como intermediários, bem como todos os meios achados convenientes. Só deve ser prometido respeito e confiança mútuos e desejo para a paz. Todos os militares serão esclarecidos destes acontecimentos e finalidades, tendo em vista evitar quaisquer incidentes ou atitudes inconvenientes e todos os resultados alcançados serão comunicados a este Comando...”
Em 15 de Agosto de 1974, decorriam negociações entre Portugal e a Frelimo, onde foi apresentada a famosa “cassete” que dizem alguns ter feito chorar Spínola.
O aquartelamento de Nangade que foi entregue à Frelimo em 1 de Setembro de 1974, era um dos mais importantes de Cabo Delgado, situado junto ao Lago Nangade e perto do Rio Rovuma e base da famosa operação “Fronteira”. Nestas instalações estavam, pelo menos, o Comando e a CSS do BCaç 5013 e a sua 2ªCCaç, portanto mais de 300 militares.
E a questão é esta quem ordenou ao BCaç 5013 a entrega de NANGADE à Frelimo, antes dos Acordos de Lusaca?
Quem era o seu comandante?
Talvez alguém possa esclarecer esta situação que à luz dos documentos conhecidos me parece justificada.
Vítor Baião