UM livro que analisa as lições que a África Subsahariana pode extrair da experiência de Moçambique é lançado hoje em Maputo pelo Fundo Monetário Internacional.
Maputo, Terça-Feira, 24 de Junho de 2008:: Notícias
O livro resulta de análises preparadas pela equipa do FMI para Moçambique, sob a supervisão de Jean A. P. Clément e co-edição a cargo de Shanaka J. Peiris, e inclui artigos preparados pelo Banco Mundial e pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento. O documento concentra-se na economia pós-estabilização, incluindo a necessidade de escolher o conjunto de políticas macro-económicas apropriadas, atendendo ao aumento da ajuda externa e a um acréscimo das receitas provenientes dos recursos naturais.
Discute também maneiras possíveis de fazer face aos desafios que se avizinham, incluindo o modo de entrar na via da sustentabilidade a longo prazo e o acesso aos mercados de capitais internacionais sem deixar de continuar a reduzir a pobreza. Segundo o FMI, as lições e os desafios descritos no livro são susceptíveis de interessar a políticos, académicos, à sociedade civil e público em geral da África Subsahariana e dos países de baixos rendimentos doutras partes do mundo.