Canal de Opinião: por Noé Nhantumbo, EIXO PRETÓRIA-HARARE
Já não é possível continuar a enganar o povo daquele país com demagogias e recurso a discursos de natureza racial ou apelando outra vez ao diabo colonialista. Quem está matando e torturando zimbabweanos não é Gordon Brown nem George Bush. Quem dizimou aldeias inteiras na Matabelelandia no passado não foram os colonialistas britânicos.
Afinal já está tudo claro. O silêncio que durante muito tempo foi ou constituiu a opção de vários governantes de África a respeito do Zimbabwe, da sua reforma agrária, da violência contra a oposição, da violência eleitoral, das reclamações da oposição sobre os resultados, do silêncio sobre o congelamento dos resultados eleitorais, da violação dos direitos humanos dos zimbabweanos, da tortura, prisão e assassinato de opositores já não tem razão de ser.
O chefe do regime de Harare quebrou o silêncio e veio a público esta semana manifestar as suas reais intenções.
A via democrática que parecia ser a escolhida ou pelo menos como se entretinham os cidadãos parece ter sido abertamente abandonada.
Agora está claro como água cristalina que o regime de Harare pretende voltar aos dias de eliminação dos dissidentes políticos na Matabelelandia, que as forças de repressão estão e serão extensivamente usadas contra toda e qualquer pessoa que se manifeste contra os desígnios destes algozes de seu próprio povo.
Nada do que escrevemos é exagerado ou invencionice de escribas frustrados como alguns defensores moçambicanos das práticas de Harare poderão dizer.
Agora que as cartas estão ficando alinhadas e que de uma maneira ou de outra os protagonistas se vêem forçados a mostrar o jogo que tem, também cairão as máscaras em Pretória, Luanda e outras capitais. Maputo, não?!..
Leia em:
Download j_h_luz...Esconder.doc