Canal de Opinião: por Noé Nhantumbo, HERANÇAS CONDICIONANDO O PRESENTE
A natureza e tipo de comportamento que vemos sendo exibido por lideranças em África é alguma coisa de suma importância para compreender determinados factos do presente. As ditaduras sanguinárias que apoquentam povos tem as suas origens na chamada ditadura do proletariado que durante alguns anos floresceu e passeou a sua classe em nossos países. Os movimentos de libertação foram apanhados no centro da confrontação este-oeste. Isso não determinou só práticas subsequentes mas também culturas.
Se antes não era perceptível o que escondia o populismo, isso não é sinónimo de que já não havia elementos de intolerância e totalitarismo em acção.
O recurso à prisão, deportação, controle policial dos cidadãos, eliminação física, eram já marcas registadas da actuação de alguns governos.
Leia em:
Download o_alinhamento_de_mbeki.doc
NOTA:
Há toda uma geração que, enquanto não desaparecer, não deixará que África seja na realidade independente e próspera. E não serão os filhos dessa geração que o conseguirão, pois a contaminação é evidente. Lá para a geração dos netos... Mas já cá não estarei para ver.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE