São Tomé, 21 Jun (STP-Press) – O Presidente da República, Fradique de Menezes, nomeou nas últimas horas através de dois decretos presidenciais, o XIII Governo constitucional de São Tomé e Príncipe.
Além do decreto presidencial nr. 12 que nomeia Rafael Branco para o cargo de primeiro-ministro e Chefe do Governo, um outro diploma (nr.13) tornado publico através da rádio e televisão nacionais, nomeia mais 13 ministros.
Dentre os novos ministros, 6 são do MLSTP/PSD, quatro do PCD e outros tantos do partido MDFM/PL.
Neste novo elenco governamental, destaca-se pela primeira vez na história política do arquipélago, a designação de uma mulher para a pasta da Defesa Nacional, nomeadamente a jurista Elsa Pinto.
O ministério em causa foi desanexado, tendo surgido um novo ministério, designadamente o da Administração Interna, do Território e de Protecção Civil, tutelado pelo Raul Cravid ex-ministro das Finanças no anterior Executivo de Patrice Trovoada.
O médico Carlos Tiny, ex- representante da OMS em Moçambique é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, enquanto que o economista Agostinho Rita (do MDFM/PL) deterá o pelouro de Recursos Naturais e Ambiente encarregue dos assuntos petrolíferos.
Algumas dessas figuras fazem a sua aparição pela primeira vez na governação do País. Nessa perspectiva, destaca - se Celestino Andrade e Ângela Viegas, licenciados em gestão financeira e economia, respectivamente.
Do lado do PCD, salienta – se Benjamim Vera cruz, também formado em economia.
Por seu turno, Agostinho Rita, doutorado em economia e pai de reformas económicas nos anos 80/90, na administração do ex- Presidente Manuel Pinto da Costa, depois de uma longa travessia do deserto, regressa em força para ocupar o "estratégico" ministério de Recursos Naturais encarregue do dossier Petróleo. Fontes contactadas pela Agencia STP-Press confirmaram que este nono elenco governamental deverá ser empossado ainda hoje, sábado, no palácio presidencial de chefe de Estado, Fradique de Menezes.
Eis no entanto a composição do XIIIº Governo Constitucional de são Tomé e Príncipe.
MLSTP/PSD
1.- Rafael Branco, Primeiro – Ministro e Chefe do Governo;
2.- Elsa Pinto, Ministra da Defesa nacional,
3.- Carlos Tiny, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades;
4.- Jorge Bom Jesus, Ministro da Educação e Cultura;
5.- Celestino Andrade, Ministro do Comercio, Industria e Turismo;
6.- Ângela Viegas, Ministra do Plano e Finanças;
PCD
7.- Benjamim Vera Cruz, Ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Transporte e Comunicações;
8.- Arlindo de Carvalho, Ministro da Saúde,
9.- Maria de Cristo de Carvalho, Ministra da Comunicação Social, Juventude e Desporto;
10.- Xavier Mendes, Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas;
MDFM/PL
11.- Maria Tomé, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Família;
12.- Raul Cravid, Ministro de Administração Interna, da Administração do Território e Protecção Civil;
13.- Agostinho Rita, Recursos Naturais, Energia e Ambiente;
14.- Justino Veiga, Ministro da Justiça, reforma de Estado, da Administração Pública e Assuntos Parlamentares;
Neste novo mapa político – governamental de S.Tomé e Príncipe, o partido Acção Democrática Independente (ADI), liderado pelo ex- Primeiro Ministro, Patrice Trovoada que cai há quatro semanas através de uma +moção de censura+ fica de fora, tornando – se, doravante, na única força política com assento parlamentar na oposição.
FIM/STP-Press