A competição reúne cerca de 600 esportistas de até 16 anos e atletas portadores de deficiência de até 20 anos, dos oito países de língua portuguesa.
A sexta edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa foi aberta no final da tarde domingo(26), no Estádio Célio de Barros, no Complexo Esportivo do Maracanã.
A competição reúne cerca de 600 esportistas de até 16 anos e atletas portadores de deficiência de até 20 anos, dos oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe).
Os atletas começam a competir amanhã, nas modalidades basquete, futebol, handebol, tênis, vôlei e atletismo para portadores de deficiência. O encerramento será no próximo sábado.
Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, os Jogos são mais uma forma de aproximar os oito países que se identificam através do idioma, e que desde julho de 1996 se reúnem na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
"Aqui, muitos jovens atletas que vêm ao Brasil têm oportunidade de ter um contato com a nossa cultura e conhecer um pouco mais o nosso país. É uma oportunidade também de interação, não só dos atletas como dos técnicos", afirmou.
Os Jogos acontecem desde 1992, quando Portugal sediou a primeira edição. Desde então, a competição já passou por Guiné Bissau (1995), Moçambique (1997), Cabo Verde (2002) e Angola (2005). Neste ano, a novidade é a participação de Timor Leste, que entrou na CPLP em 2002.
PORTUGAL DIGITAL - 28.07.2008