ENQUANTO FILIPE NYUSI ESTÁ NA ÁFRICA DO SUL
A hiprocrisia dos governantes, uma vez mais, veio ao de cima, precisamente na semana em que o Ministro da Saúde, Paulo Ivo Garrido desafiou, no quinto Conselho Hospitalar, os trabalhadores do sector a abandonar as atitudes de frieza e desprezo com doentes e humanizar o trato com todos os que procuram as unidades hospitalares.
Garrido disse que a saúde deve constituir a prioridade.
Pelos vistos, o que disse não passava de simples palavras para enganar o “Zé povinho”. É a hipócrisia governamental.
Isto vem à propósito do tratamento que está sendo concedido ao motorista do Ministro da Defesa Nacional que com ele teve acidente no passado dia 25, sexta-feira, cerca de 70 quilómetros de Lichinga.
Na altura do acidente, o motorista acompanhava o titular da Defesa Nacional à localidade de Matchedje, distrito de Sanga, para participar nas celebrações do 40º aniversário da realização do II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO.
A bordo da viatura, Filipe Nyusi encontrava-se na companhia de um outro ministro, Soares Nhaca da Agricultura que saiu ileso, tendo o titular da pasta da Defesa nacional contraido ferimentos no braço esquerdo após o despiste da viatura, que tombou num precipício.
De imediato, os dois feridos foram evacuados para Lichinga, só que, posteriormente, o governante
foi evacuado para África do Sul, enquanto o motorista ficava internado na Província de Niassa, pois,
igualmente, contraiu graves ferimentos, daí, se encontrar sob cuidados intensivos, aliás, até ao momento se encontra a contorcer-se de dores, apesar do Ministro da Saúde ter dito esta semana que “o condutor está a
melhorar”.
Ivo avançou que ele sofreu um pequeno trauma nas costas e decidimos mantê-lo no hospital para se recuperar”, disse o Ministro da Saúde.
É facto para questionar o porquê deste tratamento desigual se se tomar em linha de conta que a vida e saúde devem ser igual para todos.
Ademais, o motorista que teria contraído ferimentos graves estava em serviço.
Este tratamento não será, mais uma prova da hipocrisia dos que falam em nome do povo?
Entretanto, segundo informações, Filipe Nyussi, poderá estar de regresso ao País entre hoje e amanhã.
A informação foi prestada por Joaquim Mataruca, porta-voz do MDN quando abordava a situação da saúde do
ministro que se encontra internado numa unidade sanitária sul-africana. Num breve contacto mantido com a AIM, na Segunda feira, o Ministro da Saúde, Ivo Garrido, explicou que Nyussi tem vindo a recuperar satisfatoriamente depois da operação realizada naquele país vizinho logo depois do acidente de viação
registado, em Niassa, Ivo Garrido disse que o condutor da viatura continua internado em Lichinga.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 30.07.2008