Inicia ainda este ano a construção de uma nova linha de transporte de energia eléctrica a uma potência de 66 Kilovolts, exclusivamente destinada a alimentar as necessidades da carbonífera de Moatize, em Tete, num projecto da VALE (ex-Rio Doce Moçambique), concessionária do contrato de exploração daquele mineral.
Maputo, Sábado, 26 de Julho de 2008:: Notícias
Ligado a este projecto, o director da Electricidade de Moçambique –Área de Distribuição de Tete, falou ao nosso Jornal de um encontro que manteve ontem com a direcção da VALE, durante o qual foi feito um levantamento das necessidades e prioridades do empreendimento.
Alberto Banze contou que a linha de transporte de energia eléctrica para o programa de extracção de carvão de Moatize será derivada da subestação da EDM na cidade de Tete e vai alimentar, além da indústria de produção mineira, os bairros residenciais dos trabalhadores e outros sectores de actividades.
Sabe-se no entanto que a empresa VALE está a programar para princípios do próximo ano o arranque das obras de construção de cerca de 400 casas de alvenaria para os seus trabalhadores e uma parte da população do Município da Vila de Moatize que deverá ser deslocada das áreas da concessão da Carbonífera de Moatize.
Segundo o cronograma do projecto, a extracção do carvão mineral de Moatize pela VALE, deverá iniciar em 2010.
Ainda sobre a prestação da sua empresa, o director da EDM em Tete, decorrem desde meados de 2007, os trabalhos de melhoramento e ampliação da rede de fornecimento de energia eléctrica à cidade de Tete.
O trabalho consiste na construção de uma nova linha de transporte desde a subestação da HCB de Matambo até à subestação da EDM na cidade de Tete, bem como a substituição da totalidade da rede que hoje fornece a cidade de Tete e periferia.
“No âmbito do projecto Tete, Manica e Sofala, estamos a construir, desde finais do ano passado, uma nova linha, dupla, de 66 Kilovolts num circuito, 33 Kilovolts noutro. Já concluímos as substituições dos postos de transformação em toda a cidade e estamos a colocar novos cabos, subterrâneso na cidade, e vamos aumentar o nível tensão dos actuais 6.6 para 11 Kilovolts, o que significa um melhoramento substancial da qualidade de energia eléctrica fornecida à cidade e sua periferia.” disse Alberto Banze.
O director da EDM disse ainda que o trabalho de melhoramento da rede eléctrica na cidade de Tete deverá terminar em 2009.
Bernardo Carlos