Canal de Opinião: por Rui Baltazar, HOMENAGEM AO DR. DOMINGOS AROUCA
Por ocasião da homenagem que foi prestada ao Dr. Domingos Arouca no último domingo, por ocasião do seu 80.º aniversário natalício, deixamos aqui na íntegra a intervenção feita na ocasião por Rui Baltazar dos Santos Alves, contemporâneo do homem moçambicano que mais tempo passou em cadeias por reivindicar a Independência de Moçambique. Rui Baltazar é o presidente do Conselho Constitucional da República de Moçambique. Arouca para além de continuar a exercer advocacia é também membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial. Eis na integra a intervenção do Dr. Rui Baltazar na homenagem que decorreu no Centro de Conferências Joaquim Chissano.
“Antes de mais, quero saudar esta iniciativa de se homenagear e celebrar 80 anos de vida do Dr. Domingos Arouca.
Homenagear esta vida e este Homem é um acto de justiça tardio, mas que felizmente ocorre quando ainda temos o privilégio de beneficiar da sua presença física.
Diversos são os ínvios caminhos através dos quais se vai escrevendo a Historia. Para muitos, a história recente de Moçambique só se escreve em termos epopeicos, exaltando feitos e figuras, criando estereótipos, mistificando factos, e deixando na penumbra ou no esquecimento largas zonas do combate libertador ou protagonistas que também participaram da conquista da independência da nossa pátria. Oficializa-se, assim, uma deformada visão necessariamente empobrecedora e redutora da nossa história.
Leia em:
Download um_acto_de_justia_tardia.doc
NOTA:
MOÇAMBIQUE PARA TODOS associa-se a esta mais que justa homenagem, desejando ao Dr. Domingos Arouca longa vida e que, apesar de não ser frelimista, ainda venha a ser reconhecido pelo Estado Moçambicano como um dos seus heróis.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE