APONTAMENTO Por: Luís Rodrigues
Como é do domínio público, Nampula celebrou na última Sexta-feira, mais um aniversário, desde que, a 22 de Agosto de1956, foi elevada a categoria de cidade.
Como é habitual nestas datas, foi um dia de muita festa. E porque festa é comer, beber, cantar, dançar, conversar e jogar o Conselho Municipal proporcionou aos seus munícipes, o momento de lazer.
O Parque popular foi o local preferido para um reencontro entre amigos, familiares, casados e, até, de namorados.
Todavia, o mesmo local serviu, igualmente, para, de forma estranha, suportar com tanto xixi municipal e outros excrementos, que, de lagoa em lagoa, iam poluindo o ambiente urbano, num autêntico e aberto atentado à saúde pública, ante o olhar sereno e atento dos nossos visitantes.
Os moradores da Avenida Francisco Manyanga viram-se forçados, durante toda a semana, a fecharem as janelas, em consequência do cheiro nauseabundo de tudo que é nocivo e prejudicial à vida humana.
Os proprietários de algumas barracas construídas por ocasião das festividades, sentiram-se obrigados, igualmente, a improvisar balneários móveis, feitos de recipientes que, à medida que iam enchendo de urina, eram transportados nas mãos para fora do recinto.
A Praça da OMM foi pequena para acolher tanta moldura humana que, na noite de 22 para 23, acorreu em massa para assistir alguns dos famosos músicos moçambicanos. Para além dos talhões, pertencentes à Rádio Moçambique e ao Instituto Nacional de Segurança Social terem sido transformados em retretes, a nova relva plantada pela edilidade não escapou da pesada dos munícipes.
De quem foi a culpa disto tudo?!. Digase, em abono de verdade que o esquema da organização das celebrações foi uma lástima, porque, de contrário, a questão das casas de banho nesses locais seria prioritária.
Não se trata de uma nova experiência, porque me recordo que, em 2006, quando a cidade celebrava o seu quinquagésimo aniversário, a Praça da OMM foi banhada de muita imundície, incluindo rios de urina, provocando cheiros insuportáveis. Que o digam os estudantes da Universidade Pedagógica e aqueles que vivem na residência oficial do governador da província.
Nisto, deixo um TPC para todos, incluindo a mim próprio: Que ao comemorarmos 53 anos da nossa bela cidade, tenhamos em conta as condições higiénicas, porque assim preservaremos a nossa saúde e evitaremos passar por vergonha.
Quem avisa amigo é. (x)
Wamphula Fax Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008