PARA REESTRUTURAÇÃO DA SUA DÍVIDA EXTERNA
Moçambique em negociações com Líbia e Bulgária
Depois de conseguir o cancelamento dos cerca de 393 milhões de dólares por Portugal (Cm 2861, págs. 1 e 2),
Moçambique está a negociar com a Líbia e Bulgária o alívio da sua dívida externa com aqueles países não-membros do Clube de Paris no valor global de dois biliões de dólares americanos.
Convites semelhantes já foram formulados ao Iraque, Angola e Polónia, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que realça que “o Governo reconhece a importância de concluir acordos de reestruturação da dívida com todos os credores bilaterais no contexto da iniciativa HIPC reforçado”, que visa obter o cancelamento total da dívida externa de países mais pobres altamente endividados, mas com sinais de desenvolvimento das suas economias como acontece com Moçambique.
As negociações com aqueles países são apoiadas e dinamizadas pelo Banco Mundial (BIRD) e pelo FMI, e visam suavizar o pagamento da dívida, ou mesmo, o seu cancelamento total ou parcial, segundo o FMI.
O cancelamento da dívida moçambicana por Portugal ocorreu durante a visita recente a Maputo do ministro luso
das Finanças, Teixeira dos Santos, aproveitada também para a criação de um fundo de USD 124 milhões destinado a financiar investimentos conjuntos nos domínios da Energia, Turismo e Indústria Transformadora.
De salientar, entretanto, que a dívida externa moçambicana reduziu em cerca de 50%, entre 2005 e 2008, fixando-se agora em cerca de três biliões de dólares americanos, contra os anteriores 6.2 mil milhões de dólares.
(F. Saveca) - CORREIO DA MANHÃ - 18.08.2008