Zimbabwe
A oposição controla actualmente o Parlamento com um total de 110 deputados, contra 99 para o partido de Mugabe (ZANU-PF).
Os deputados da oposição vaiaram nesta terça-feira (26) o presidente zimbabweano, Robert Mugabe, durante o seu discurso de abertura oficial do Parlamento.
Alguns deputados começaram a cantar quando Mugabe lia o seu discurso, perturbando às vezes a sua apresentação. Esta é a primeira vez que Mugabe, contestado pela oposição, é apupado no Parlamento.
As zombarias intensificaram-se quando Mugabe falava sobre controversas questões como a regularidade das eleições legislativas e presidenciais em Março e Junho e a violência que marcou o escrutínio.
Os deputados da oposição haviam ameaçado boicotar a abertura oficial do Parlamento.
A oposição controla actualmente o Parlamento com um total de 110 deputados, contra 99 para o partido de Mugabe (ZANU-PF).
É a primeira vez na história do Zimbabwe após 28 anos de independência que a oposição é maioritária no Parlamento.
Entretanto, a oposição ameaçou suspender a sua participação nas negociações sobre a partilha do poder devido à convocação do Parlamento.
O principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), manifestou a sua oposição à convocação do Parlamento antes da assinatura de um acordo sobre a partilha do poder.
As duas partes estão a negociar a partilha do poder sob mediação do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, na sequência das controversas eleições de Março e Junho passados.
O MDC considera que a abetura do Parlamento é uma violação dos acordos concluídos antes e ameaça suspender a sua participação nestas discussões.
Os novos deputados eleitos em Março prestaram juramento segunda- feira e Lovemore Moyo, do MDC, foi eleito presidente do Parlamento, por 110 votos contra 98 e uma abstenção.
AFRICA21 - 26.08.2008