O novo presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, foi empossado no cargo depois do parlamento sul-africano ter votado, na Cidade do Cabo, para escolher um novo presidente da República, em substituição de Thabo Mbeki.
Os legisladores nomearam o vice-presidente do ANC, Kgalema Motlanthe, que é visto como uma personalidade consensual e capaz de ajudar a amainar as tensões no partido no poder.
Motlanthe vai servir até Abril ou Maio do próximo ano quando Zuma, na sua qualidade de presidente do ANC, deverá ser o candidato do partido às eleições presidenciais.
A correspondente da BBC na Cidade do Cabo, Karen Allen, disse que o ambiente no Parlamento sul-africano hoje era sóbrio e solene.
Mas, dada a maioria parlamentar do ANC, a vitória de Kgalema Motlanthe estava mais do que garantida. Motlanthe é um membro veterano do ANC e é um homem visto como bom gestor.
Homem de consenso
Durante a era de apartheid esteve detido na prisão de Robben Island com Nelson Mandela.
Depois de ter sido posto em liberdade em 1987, foi nomeado para a chefia do Sindicato Nacional dos Mineiros e depois assumiu posições de liderança no ANC.
A sua tarefa imediata será assegurar uma transição política sem sobressaltos, numa altura em que o partido no poder está acossado por feudos e divisões.
O ANC está profundamente dividido entre alas de apoiantes de Jacob Zuma e de Thabo Mbeki.
Contudo, o líder da Liga da Juventude do ANC, Julius Malema, não vê motivos para preocupações.
"Não há problemas. Isso é política. As lideranças vão e vêem. Não há lideranças permanentes e não há qualquer crise.
“O exército e a polícia estão nos seus postos, a administração está a funcionar e o céu não caiu", dizia o líder da Liga da Juventude do ANC.
Kgalema Motlanthe, na sua qualidade de novo presidente da África do Sul, vai agora escolher o seu novo executivo.
BBC - 25.09.2008