A petrolífera portuguesa Galp Energia anunciou que concluiu a aquisição do negócio de distribuição de produtos petrolíferos da Shell em Moçambique, ficando com uma cota de mercado de 14%.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, reguladora do mercado luso de capitais, a empresa diz que concluiu a aquisição, anunciada em 6 de maio de 2008, "do negócio de distribuição de produtos petrolíferos da Royal Dutch Shell em Moçambique, que representa um volume de vendas de 20 mil metros cúbicos por ano e inclui sete estações de serviço".
Com esta aquisição e as que estão "em curso com a Royal Dutch Shell na Suazilândia e em Gâmbia", a Galp terá "um aumento de 45% nos volumes de vendas da distribuição de produtos petrolíferos e maior diversificação geográfica na África, com cotas de mercado que entre 15 e 40%".
Esta aquisição, acrescenta a nota, faz parte da estratégia da Galp Energia de reforçar a presença na África e possibilita "colaborações futuras na área dos biocombustíveis", além de permitir "desenvolver os seus negócios nos eixos de Moçambique-Suazilândia e Cabo Verde-Guiné-Bissau-Gâmbia.
Atualmente, a Galp Energia está presente na actividade de distribuição de produtos petrolíferos em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Em 2007, as vendas da actividade internacional da empresa cresceram 38%, para 369 mil metros cúbicos.
LUSA - 12.09.2008