UM facto histórico! Pilotos nacionais vão pela primeira vez participar num Campeonato Mundial de Karts, que se realizará de 8 a 9 de Novembro próximo, em Alcaniz, na Espanha.
A participação moçambicana é fruto do convite da IAME, uma companhia fabricante de motores de karts filiada à Comissão Internacional da modalidade na Federação Internacional de Automobilismo (FIA-CIK) e baseada em Itália, e que promove anualmente o “Mundial” em Espanha.
O convite foi dirigido ao Automóvel Touring Clube de Moçambique (ATCM) em Julho último e também ao Motor Sport da África do Sul. São igualmente seis pilotos sul-africanos que participarão no evento, que têm como patrono o piloto espanhol da Fórmula 1 Fernando Alonso.
A selecção, a ser dividida por duas equipas, é composta por seis pilotos, dos quais se destacam Mauro Costa, da classe dos 125 Max Challenge, que é o mais cotado nesta prática. Para além de Mauro Costa, merece especial atenção a presença de Rui Vilela, também dos 125 Max Challenge e que actualmente está em Portugal a estudar. Mauro Costa e Rui Vilela conquistaram a 6ª e 7ª Provas Internacionais de Karts, envolvendo pilotos nacionais e sul-africanos, em Abril e Julho último, respectivamente.
Rui Vilela vai se juntar à selecção na capital espanhola, Barcelona, saído de Lisboa. Na companhia de Rui Vilela estará o piloto Pedro Perino, também dos 125 Max Challenge, que deixa Maputo amanhã em direcção a Lisboa.
Os outros componentes da lista são Bruno Campos, Cláudio Ferreira, todos dos 125 Max Challenge, e Gitanila de Matos, única feminina e que entrará nas competições dos 125 Max Júnior. Estes juntar-se-ão à delegação sul-africana em Joanesburgo, onde farão a ligação para Barcelona.
A selecção já se prepara individualmente há sensivelmente três meses. Aliás, a confirmação da participação moçambicana só foi possível graças ao apoio concedido pelo Governo, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), e parceiros. O FPD assegurou passagens para a selecção. Porém, isso não foi suficiente, pois os pilotos tiveram que individualmente encontrar parceiros para suportar as despesas de alojamento, alimentação e inscrição.