ÁFRICA DO SUL tem um novo partido
* Mosiuoa Lekota, ex-ministro da Defesa de Mbeki, confirmado como líder do COPE * Thabo Mbeki já declarou que continua no ANC
Realizou-se ontem em Bloemfontein a conferência constitutiva do Congresso do Povo, COPE, a nova formação política sul-africana surgida da cisão no seio do ANC, e que culminou com o afastamento de Thabo Mbeki da presidência da República. Mosiuoa Lekota, que foi ministro da defesa durante o mandato de Mbeki, foi eleito por aclamação como líder do COPE. O ex-dirigente sindicalista e antigo chefe do governo provincial de Gauteng, Mbhazima Shilowa, assume o cargo do vice-presidente do COPE. Lynda Odendaal ocupa o cargo de segundo vice-presidente do novo partido. Os dirigentes do COPE desempenharão os seus cargos até 2011 altura em que se realizarão eleições internas.
Falando durante a conferência constitutiva do COPE, que contou com a presença de cerca de 4.000 pessoas, Mosiuoa Lekota disse que “a história da África do Sul não voltará a ser a mesma”. Numa referência a Jacob Zuma, actual líder do ANC e que se prevê venha a ser o futuro presidente da África do Sul, Lekotha disse que nenhum país democrático poderia ter um presidente que havia sido constituído arguido em processos-crime.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=4916