Eleições autárquicas 2008
- Presidente da CNE já entregou das actas dos resultados gerais ao presidente do CC
O presidente do Conselho Constitucional de Moçambique (CC), Rui Baltazar, disse este terça-feira, em Maputo, que a deliberação sobre a deliberação a validação ou não dos resultados das ultimas eleições autárquicas de 19 de Novembro de 2008, só será conhecida em Janeiro de 2009.
Segundo Baltazar, que falava a imprensa, momentos depois de ter recebido das mãos do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Leopoldo da Costa, as actas dos resultados eleitorais, o Conselho Constitucional vai-se reunir nos próximos dias para verificar e analisar os recursos submetidos pelos partidos políticos, com destaque para a Renamo, a reclamar irregularidades que supostamente teriam ocorrido durante o processo eleitoral.
Resultados anunciados semana passada aqui em Maputo pela CNE, deram vitória o partido Frelimo e os seus candidatos à presidências de municípios em 41 dos 43 municípios onde se realizou o pleito.
Em Nacala, segundo a CNE, vai ter que haver uma segunda volta pelo facto de nenhum dos concorrentes ter alcançado a margem de 50 por cento mais 1 voto, como manda a lei. Contudo, esta segunda volta, ainda segundo a lei, está dependente da deliberação do Conselho Constitucional, isto é se valida ou não os resultados anunciados. Após a deliberação a lei prevê que trinta dias depois haja então uma nova eleição, isto é a segunda volta.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=4883