O Procurador-Geral-Adjunto da República, Taíbo Mucobora, disse haver fortes indícios de que o incêndio que se registou em Outubro passado no edifício onde funciona a Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública, em Maputo, foi resultado de “fogo posto”.
De acordo com Mucobora de todos os incêndios ocorridos em instituições públicas, o ocorrido no edifício da Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública, no dia 22 de Outubro último, pode ter sido provocado.
O Procurador-Geral-Adjunto falava em Namaacha, província do Maputo, por ocasião do II Conselho Coordenador da PGR, que decorre naquela vila desde a última segunda-feira.
Taíbo Mucobora não avançou muitos detalhes, salientando apenas que a Procuradoria-Geral da República (PGR) está ainda a investigar as causas do incêndio para posterior esclarecimento ao público.
“O relatório das actividades da PGR aponta que o incêndio no edifício da Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Públicas apresenta indícios de fogo posto, mas continua o processo de investigação para os devidos esclarecimentos”, referiu.
O curto-circuito no sistema de distribuição de corrente eléctrica foi apontado inicialmente como a causa provável do incêndio, que ocorreu por volta das nove horas do dia 22 de Outubro do corrente ano, afectando o sexto e sétimo andares daquele edifício.
Na ocasião, o Ministro das Finanças, Manuel Chang, disse que os equipamentos e documentos mais importantes não foram afectados pelo incêndio.
O incêndio na Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública ocorreu cinco dias depois de um outro - o segundo - ter ocorrido no edifício do Ministério da Agricultura (MINAG). Tratou-se de um incêndio de pequenas proporções que afectou uma fachada daquela instituição sem, no entanto, danificar quaisquer arquivos documentais e outros materiais de trabalho.- (AIM)
O primeiro incêndio no MINAG, que foi de grande proporções, ocorreu em Maio de 2007. Apesar de não ter causado vítimas humanas, reduziu a cinzas a fachada central do edifício daquela instituição.