O PRESIDENTE Armando Guebuza saudou ontem a publicação oficial, no sábado, da emenda ao artigo 19 da Constituição do Zimbabwe, passo importante para a aplicação do Acordo Político Global na ordem jurídica daquele país.
Guebuza falava no banquete que ofereceu ao seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kikwete, que se encontra a efectuar uma visita ao nosso país. O Chefe do Estado moçambicano exortou as partes a concentrarem-se na implementação dos compromissos e responsabilidades decorrentes deste acordo, como recomendado pela Cimeira Extraordinária da SADC, de 9 de Novembro, em Sandton, África do Sul. Segundo Guebuza, a implementação desde acordo vai contribuir para debelar o surto de cólera no país. A emenda ao artigo 19 da Constituição visa incorporar as figuras de primeiro-ministro e de vice-primeiro-ministro para que os novos governantes tenham estatuto parlamentar e sejam reconhecidos juridicamente.
O Acordo Político Global, celebrado pelo Governo e a oposição, mantém Robert Mugabe como Presidente da República, atribui a Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), o cargo de primeiro-ministro, e ao professor Arthur Mutambara (líder da facção do MDC), o posto de vice-primeiro-ministro. A crise no Zimbabwe foi tema de discussão ontem entre os presidentes Armando Guebuza e Jakaya Kikwete, tendo os dois estadistas defendido o respeito do acordo de 15 de Setembro como a única alternativa para o fim da crise no Zimbabwe.