MÚSICOS congregados na recém-criada associação “Passo a Passo” em Sofala deram passos gigantescos ao conseguirem angariar apoio diverso para minimizar o sofrimento da população da Ilha de Moçambique, na província de Nampula. Através dos serviços distritais da Educação, Juventude e Tecnologia e Saúde, Mulher e Acção Social, um grupo de artistas, encabeçado pelo cantor e compositor Jah Bee, conseguiu juntar quantidades assinaláveis de roupa diversa, 16 computadores, 17 camas hospitalares e sete cadeiras de rodas.
Maputo, Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2008Notícias
O nosso interlocutor explicou que tal acção de beneficência foi comparticipada pela associação Artist Take Action, da Dinamarca, um organismo de que faz parte o também músico moçambicano Gimo Remane, que reside naquele país escandinavo.
“A Artist Take Action juntou-se a Jah Bee e à associação “Passo a Passo” para dar o apoio à população da Ilha de Moçambique”, explicou o músico beirense, tendo acrescentado que no lote do apoio também foram canalizados instrumentos musicais, que já se encontram no Porto de Nacala.
Jah Bee disse ainda que a associação que lidera está a procurar um mecanismo para se alocar duas ambulâncias para aquela ilha, que integra a lista de património mundial da UNESCO.
Para ele, a organização é nova e é necessário que se trabalhe mais não só na arte como também no apoio social, pelo que “desde os finais do ano passado têm vindo a trabalhar e a contactar diversas entidades no sentido de apoiar ao próximo”.
Jah Bee, que é intérprete e compositor com obras sobejamente conhecidas no nosso país e no estrangeiro, referiu ainda que no âmbito da responsabilidade social, a sua organização, em coordenação com a Artist Take Action, está a agendar um concerto musical de troca de experiências, cuja receita reverterá a favor dos necessitados no país.
- Rodrigues Luís