Na localidade de Topuito
- Quando chamado a intervir na resolução da situação governo ameaça deter a população
A transferência de restos mortais do cemitério velho para o novo, na localidade de Topuito, posto administrativo de Larde, no distrito de Moma, província de Nampula, devido à ao facto da área estar dentro do perímetro do projecto de extracção de areias pesadas, está a criar desavenças entre as comunidades residentes nos bairros de Topuito e de Mititicoma.
A desavença surge na medida em que os residentes de Topuito, segundo nos disse Momade Raúl, adjunto do secretário do bairro de Mititicoma, desenterram os restos mortais dos parentes dos residentes do outro bairro, alegadamente porque depois de terem sido transferidos do bairro de Namalope, onde outrora residiam, beneficiaram-se de casas melhoradas, construídas pela Kenmaré.
O facto é que o negócio dá dinheiro e por dinheiro vale tudo. São no total pouco mais de cinco mil e seiscentos meticais que podem receber ao indicarem e autorizarem a transferência de uma campa. Não se tratando de familiares seus, mas, sim, de antepassados de outros, tudo é mais fácil. E, sendo assim, os residentes do bairro de Topuito, têm vindo a indicar campas de parentes dos residentes de Mititicoma, o que localmente constitui um perigo para as tradições das duas comunidades. Está por isso tudo em alvoroço.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=4905