AS notícias veiculadas segunda-feira pelos media sul-africanos sobre a vida privada do Presidente Kgalema Motlanthe, da África do Sul, constituem uma violação ao seu direito de privacidade e dignidade, referiu o Congresso Nacional Africano (ANC), num comunicado de imprensa divulgado na terça feira.
“Essas notícias são infundadas e injustificáveis”, destacou o comunicado.
O jornal “Sunday Independent” reportou no fim-de-semana que Motlanthe, actualmente separado da sua esposa, Mapula Motlanthe, estaria a manter uma relação muito íntima com outras duas mulheres, uma das quais uma jovem de 24 anos de idade, que se encontra já em estado de gravidez.
O porta-voz do ANC, Carl Niehaus, desvalorizou as alegações, afirmando que as mesmas fazem parte de uma campanha anónima de difamação.
Segundo Niehaus, no passado, Motlanthe disse repetidamente que a sua vida privada é de sua inteira responsabilidade.
“O ANC defende a posição do seu vice-presidente, e vai continuar a providenciar o seu apoio inabalável pelo facto de ele estar a desempenhar uma responsabilidade importante que lhe foi incumbido pelo partido, como Presidente da República”, refere o comunicado.
“O ANC não se vai deixar confundir no seu vital trabalho, que precisa de ser feito, para melhorar a vida do povo sul-africano”, acrescenta o texto.
Estas declarações surgem na sequência de uma notícia veiculada pelo “Sunday Times”, segundo a qual Motlanthe “estaria em rota de colisão” com o ANC por “recusar seguir as orientações do partido”. O referido jornal escreveu que existe uma “guerra acesa por detrás dos bastidores” entre o ANC e Motlanthe.
Segundo o “Sunday Times”, Motlanthe cometeu o erro de não retirar o seu apoio junto ao Supremo Tribunal de Apelação contra uma acção movida pelo antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, para anular um decisão do tribunal que resultou no arquivamento das acusações contra o actual presidente do ANC, Jacob Zuma.
A demissão do antigo director da Procuradoria-Geral, Vusi Pikoli, sem informar previamente o ANC, também é outro ponto que, alegadamente, estaria a criar um mau estar entre Motlanthe e o ANC.
Contudo, Niehaus refuta a existência de tensões entre o seu partido e o vice-presidente.
Na segunda-feira o jornal “The STAR” citou Mapula Motlanthe a afirmar não ter conhecimento de que o seu marido estaria a manter uma relação extra-conjugal.
De acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM) estas informações surgem numa altura em que o jornal “Sowetan” denuncia insistentes rumores sobre a eventualidade da efectiva separação de Motlanthe com a sua esposa, o que conduziu a Liga Juvenil do ANC (ANCYL) a acusar os “media” do país de estarem a orquestrar um “esforço concertado” para criar uma crise em torno da vida privada do Presidente da República Sul-Africana.