Transcrevo:
Exmo.(a). Senhor(a),
Quero, antes de mais, apresentar os meus cumprimentos, e pedir desculpa pela invasão do seu email.
O meu nome Paulo Batista e nasci na Beira, Moçambique.
Venho por este meio contactá-lo(a), com a finalidade de o(a) informar que a ACRENARMO - Associação Cultural e Recreativa dos Naturais e Ex-Residentes de Moçambique (www.acrenarmo.blogspot.com [email protected]), com sede em Leiria, conta desde o passado dia 8 de Dezembro de 2008 com uma nova Direcção, que pretende reactivar a dinamização de actividades culturais e recreativas para todos, especialmente para quem tem Moçambique no coração.
Somos uma Associação que completa este ano 25 anos de existência, pelo que queremos comemorar esta data importante com todos os amigos que se quiserem juntar a nós.
Há já algum tempo que a ACRENARMO se encontrava praticamente inactiva e com pouco ânimo para desenvolver eventos que nos pudessem reunir.
São cada vez mais raros os encontros entre pessoas que estiveram em Moçambique, por diversas razões: o tempo não pára, os amigos vão desaparecendo ou tomando outros rumos, o ânimo vai faltando, etc.
O que se pretendemos, desde já, é dar uma injecção de vitalidade nestas contrariedades que, apesar de compreendermos, temos de reverter. Mas como? Trazendo para este ambiente de convívio, amizade, saudade e recordações, os nossos filhos, netos e amigos. Mostrar-lhes o que vivemos, as nossas experiências, as nossas dificuldades, bem como as nossas alegrias e gratas recordações; e sobretudo o que ficou dentro de nós - Moçambique!!!
Passar o testemunho da história de uma nação através dos protagonistas na primeira pessoa, não deverá constituir apenas uma obrigação nossa, devemos fazê-lo com prazer e orgulho.
Só com este sentido de missão e solidariedade, característico dos que estiveram em Moçambique, será possível unir esforços e levar para a frente um projecto destes.
A memória dos tempos em que estivemos em Moçambique não pode ser esquecida. E ela depende de nós todos.
Nesse sentido, gostaria de vos convidar a juntarem-se a nós, que contactem os vossos amigos e os desafiem fazer também parte desta cruzada, que se disponibilizem para nos auxiliar nesta tarefa.
A disponibilidade com que contamos será para ajudarem como puderem, seja através de testemunhos, doação de objectos, fotografias, exposições, música, trabalho, donativos, etc., enfim, tudo o que puder ajudar a preservação da memória do tempo em que estivemos em Moçambique e que ao mesmo tempo permita a dinamização de actividades culturais e recreativas centradas na actualidade.
A contribuição que consideramos mais mais valiosa é, sem dúvida, a vossa presença, o vosso contacto, a vossa intervenção, pois só assim conseguiremos atingir o objectivo que tanto se pretende, que é o convívio.
É indiscutível que uma pessoa, individualmente, pode contagiar um número imenso de amigos, um gesto apenas pode trazer muitas alegrias a muita gente.
Muito mais haveria por dizer, mas não é possível dizer tanto em tão pouco tempo e não queremos correr o risco de vos maçar.
Pedimos apenas que nos possa dar o seu contributo, mostrando-nos a vossa disponibilidade e encaminhando esta mensagem aos vossos amigos, para que todos juntos, possamos reunir esta grande família de todos quanto amam Moçambique.
Com a expressão, tão nossa conhecida, mas nem por isso gasta, me despeço com um "Kanimambo"
Renovo os meus cumprimentos.
Paulo Batista
ACRENARMO-Ass.Cult.Recreat.dos Naturais e Ex-Residentes de Moçambique
Largo de São Pedro – 2400–235 LEIRIA
Tel. 244 835 788
<a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a>
<a href="http://www.acrenarmo.blogspot.com/">http://www.acrenarmo.blogspot.com/</a>