FUGINDO PELA SEGUNDA VEZ DA CADEIA DE MÁXIMA SEGURANÇA
O moçambicano, tristemente famoso na vizinha África do Sul, fugiu esta semana da cadeia de máxima segurança de Pretória, chamada C-Max. Assim, Ananias Mathe evade-se pela segunda vez, depois de uma tentativa abortada pela polícia no ano passado.Só por ter tentado fugir no ano findo, Mathe arrancou muita admiração no seio dos reclusos e no próprio Comité Parlamentar para os Serviços Correccionais sul-africanos.
É ele estava sistematicamente acorrentado e não se entendeu que haja sido encontrado no pátio da prisão tentando evadir-se, depois de ter se livrado das correntes. Mathe havia sido surpreendido pelos guardas prisionais à madrugada.
Nessa altura, Mathe foi surpreendido a uma distância de 50 metros da sua cela, depois de passar por vários portões da prisão.
Ele é, explicaram as autoridades sul africanas, tinha alguém para o vigiar em cada segundo que passasse.
Depois desta fuga concretizada, o Comité Parlamentar disse que vai convocar uma reunião urgente com o Ministério dos Serviços Correccionais para exigir o lançamento de uma investigação sobre o caso.
Mathe tornou-se notável quando em 2006 conseguiu a proeza de se tornar no primeiro prisioneiro a se evadir da prisão de máxima segurança “C-Maz”, localizada na cidade de Pretoria.
Ele enfrenta mais de 60 acusações, entre as quais se destacam assassínio, violação de mulheres, assaltos a mão armada e roubo de viaturas.Na sequência da sua primeira evasão em 2006, as autoridades suspenderam nove guardas prisionais. Nesse momento, o porta-voz dos Serviços Correccionais, Manelisi Wolela, disse que a sua instituição iria anunciar pormenores sobre a tentativa de fuga, tendo confirmado apenas que Mathe havia imobilizado um guarda prisional que, imediatamente, conseguiu levantar o alarme.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 20.02.2009