O GOVERNO de Sofala está em negociações com o grupo empresarial VISABEIRA-Moçambique para a reabilitação da Casa dos Bicos. O arranque das obras ainda não tem datas mas, segundo concluiu o Executivo ontem durante os trabalhos da primeira sessão ordinária do corrente 2009, a acção será concretizada provavelmente este ano.
No mesmo encontro de um dia, também ficou definido o mês de Setembro próximo como prazo para a conclusão das obras do monumento memorial de Samora Machel, que estão orçadas em seis milhões e oitocentos mil meticais.
O Governo daquela província tem vindo desde o ano passado a encetar esforços visando a recuperação daquele imóvel, cuja arquitectura é das mais raras do mundo.
A predisposição daquele grupo empresarial foi manifestada na sequência destes esforços do Governo local, tendo sido realizados vários encontros a propósito com vários sectores da sociedade, dos quais resultou o interesse do referido grupo em financiar as obras.
Para além de não ter sido avançada a data do início da restauração, também não foram avançados os montantes a serem envolvidos, esperando-se que seja do conhecimento público após a conclusão das negociações em curso. Antes será efectuado um levantamento visando determinar o valor da reabilitação e outras necessidades de modo a se viabilizar o projecto.
Igualmente, foram pontos da agenda daquele encontro a montagem de 12 tendas para acomodar as 18 turmas da 1ª à 5ª classe da Escola Primária da Ponta-Gêa, ora em reabilitação. As salas alternativas serão montadas junto ao Pavilhão dos Desportos da Beira.Entretanto, uma delegação da província chinesa de Liaoning vai visitar a província de Sofala na próxima semana.