As ligações entre a cidade de Nampula e os distritos de Angoche, Memba e Ribaué estão interrompidas desde o fim-de-semana, devido à danificação de cinco aquedutos por chuvas que fustigam aquela província de norte de Moçambique.
O delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE) de Moçambique, Palmiro Mavila, disse hoje à Lusa que "várias estradas primárias e não classificadas" que ligam a capital provincial de Nampula e os três distritos estão intransitáveis e a sua reabilitação está avaliada em cerca de um milhão de meticais (35 mil euros).
"Por norma, uma obra destas é avaliada em um milhão de meticais, pois trata-se de aquedutos de duas bocas, ou seja, duas manilhas por onde são escoadas águas", explicou Palmiro Mavila.
A paralisação das rodovias em Nampula, onde nos últimos dias "tem chovido com regularidade", está a forçar a população local a utilizar as vias alternativas, chegando a percorrer 150 quilómetros de desvios.
"Neste momento, as rodovias que ligam a cidade e os três distritos continuam interrompidas, mas há um trabalho de reposição que está a ser feito", disse Palmiro Mavila.
O delegado da ANE estimou em três meses o período de trabalho de reparação dos danos causados por queda de chuvas, mas, segundo Palmiro Mavila, para já, não existe nenhum prazo assegurado.
As autoridades de Nampula apresentaram propostas de reabilitação das estradas a três empreiteiros.
"Os trabalhos de emergência de reposição dos troços deverão iniciar-se na próxima semana", afirmou o delegado da ANE em Nampula.
MMT - LUSA - 19.02.2009