MIL computadores concebidos especificamente para crianças serão distribuídos por escolas primárias de todas as províncias do país, no quadro de um projecto que visa a massificação do uso de meios informáticos em centro educacionais.
O início do programa de distribuição dos referidos equipamentos, da marca portuguesa Magalhães, teve lugar ontem em Maputo, num acto que também marcou o lançamento do portal Sapo Moçambique.
Sob suporte da Portugal Telecom (PT), o portal agrega toda a informação sobre Moçambique, com produção de conteúdos localizados e adaptados à realidade do país. Tem como objectivo principal promover a utilização da Internet enquanto ferramenta de conhecimento e potenciar o desenvolvimento de conteúdos locais.
Ontem foram distribuídos os primeiros 11 computadores, numa cerimónia simbólica presenciada pelo Presidente Armando Guebuza, que se fazia acompanhar do Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue. Também estiveram na cerimónia dirigentes da PT e de empresas moçambicanas que apoiam o projecto e ainda outras individualidades convidadas.
Na ocasião, Venâncio Massingue considerou que a política de informática e a sua estratégia são um instrumento de cooperação, mas também de trabalho para o país. A mesma sistematiza aquilo que é a visão do Governo na dinamização da Sociedade de Informação, daí que o papel do Estado tem sido de grande significado.
Massingue recordou que foi assim que se introduziu no país a cadeira de Informática no ensino primário, ao mesmo tempo que foram criados a SchoolNet e os centros de informática.
O ministro disse esperar que mais parceiros adiram à iniciativa de massificação dos computadores, porque, na sua óptica, tal pode permitir que mais crianças tenham acesso a este instrumento de investigação e comunicação.
O Magalhães é um computador pequeno e de baixo custo, que pode ser usado no contexto educativo. Tem incluído um programa Scratch, acesso directo à aplicação Sapo Kids, para além de acesso à Internet, de forma a potenciar junto das crianças a utilização de tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
Zeinal Brava, director executivo da PT, destacou a importância do portal Sapo considerando que o mesmo potencia a língua portuguesa no mundo. Acrescentou que África tem uma importância estratégica para a sua empresa, sobretudo porque está a atravessar uma fase de aceleração sem precedentes do seu ritmo de crescimento.
Neste momento, para além Moçambique, a companhia portuguesa está presente em Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Namíbia, Marrocos e Quénia.