MENSAGENS de elogio ao desempenho do Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, marcaram a passagem do 85º aniversario do líder zimbabweano assinalado no sábado. O principal jornal considerado pró-governamental publicou um suplemento de cinco páginas dedicado em exclusivo aos oitenta e cinco anos de Mugabe.
Entre as mensagens que se podiam ler no suplemento é o tributo assinado pelo Ministério da Defesa e do Exército, que deseja uma longa vida ao líder histórico e espera que a sua sabedoria e coragem seja protegida de “todos os seus inimigos”. “Não podemos esquecer que durante 50 dos 85 anos, o camarada Mugabe tem estado nas trincheiras a lutar para que cada um de nós possa viver uma vida de dignidade”, afirma o editorial do jornal.
“Se todas as pessoas dessem uma fracção daquilo que o camarada Mugabe deu a este país estaríamos entre os países mais avançados no mundo”, sublinhou o “Herald”.
O jornal destacou ainda que Mugabe estabeleceu “uma base sólida para uma democracia holística, inigualável reconciliação, educação, saúde, reforma agrária e total independência”.
Mugabe, herói da independência do Zimbabwe, passou o dia do aniversário de forma tranquila, uma vez que as maiores celebrações estão agendadas para o próximo sábado, dia 28 de Fevereiro.
Mugabe comemorou o seu aniversário numa festa na vila de Chinhoyi, para a qual os seus partidários ofereceram 110 mil dólares de prendas, 80 vacas, 70 cabras e 12 porcos que serão abatidos para o banquete do próximo sábado.