A província de Nampula conta, a partir deste mês, com mais uma associação desportiva. Trata-se do Aeroclube de Nampula, que vem juntar-se aos já existentes, Aeroclubes de Maputo e da Beira.
A iniciativa partiu de um grupo de praticantes e amantes do paraquedismo que, reunidos em assembleia constituinte, decidiram concretizar um sonho que vinha a arrastar-se há cerca de três anos.
Criado em 1963, o Aeroclube de Nampula alterou os seus estatutos em 1965 e com a eleição dos novos corpos sociais torna-se necessária a sua revisão, uma vez que já se mostram ultrapassados.
Há, sensivelmente, três anos, um grupo de amantes da modalidade entre os quais, o Dr. Achirafo Aboobacar, manifestou, diante do governo provincial, a intenção de reactivar o paraquedismo em Nampula, tendo posteriormente sido autorizado.
Segundo soube a reportagem do Wamphula Fax, a ideia só veio a ser concretizada em princípios deste mês, com a realização da Assembleia, acto que culminou com a eleição de Jeremias Alfredo Manjate para o cargo de Presidente de Mesa da Assembleia, Achirafo Abubacar Abdula, para a vicepresidência e Sérgio Fernandes Salvador para o cargo de presidente do Conselho de Direcção.
A esta nova direcção cabe a missão de criar condições para a revisão dos estatutos do Aeroclube que datam da década de 60 e pôr a agremiação a funcionar em pleno.
WAMPHULA FAX - 17.02.2009