Uma investigação da BBC descobriu provas segundo as quais a Vice-Presidente do Zimbabwe, Joyce Mujuru, tentou violar as sanções internacionais envolvendo-se no financiamento de um negócio de venda de ouro na Europa.
Uma empresa que se dedica ao comércio de matérias-primas disse que Joyce Mujuru se ofereceu para vender mais de três toneladas e meia de ouro da República Democrática do Congo.
O negócio terá tido a sua própria filha, Nyasha del Campo, como intermediária.
Joyce Mujuru foi nomeada Vice-Presidente do Zimbabwe há cinco anos pelo Presidente Robert Mugabe.
Ela está entre mais de 200 individualidades zimbabweanas que tiveram as suas deslocações e bens congelados pela União Europeia.
Ela e outros membros da Zanu-FP foram acusados de deteriorar seriamente os direitos humanos e as regras legais no Zimbabwe.
A Firstar, uma companhia com escritórios na Europa e que se dedica ao comércio de metais preciosos, diz que Nyasha del Campo, a filha de Joyce Mujuru, se ofereceu para vender mais de três toneladas e meia de ouro congolês.
Emails
Felix Eimer, um funcionário da Firstar, mostrou à BBC cópias de emails recebidos durante as negociações e que parecem mostrar que a Vice-Presidente do Zimbabwe estava no centro da negociata.
Joyce Mujuru pagaria, inclusive, pelos custos de transporte do ouro para uma refinaria na cidade suiça de Zurique.
"Ela era a componente que faria o negócio ir por diante. Sem o seu dinheiro, o seu financiamento e os seus contactos directos com a mina de ouro não haveria contrato. Nyasha del Campo estava apenas a coordenar o negócio com terceiros. A pessoa encarregue da organização e do financiamento do negócio era a mãe dela."
A companhia diz que se retirou do negócio quando se apercebeu do envolvimento dela.
A Firstar diz que Joyce Mujuru depois telefonou ao chefe-executivo da companhia na Europa para exigir que a decisão fosse revogada.
A BBC não conseguiu contactar a Vice-Presidente do Zimbabwe para um comentário.
Ela e o marido, Solomon Mujuru, um antigo chefe do exército nacional, estão entre as pessoas mais ricas e poderosas no Zimbabwe, com grandes investimentos na área da exploração mineira.
A filha do casal Mujuru, que é casada com um cidadão espanhol e vive em Madrid, diz estar a consultar os seus advogados.
BBC - 24.02.2009