DEPOIS DO RECUO DE VÁRIOS PAÍSES EM FINANCIAR A BARRAGEM
A companhia brasileira Camargo Correia acaba de manifestar a intenção de financiar parte dos cerca de dois biliões de dólares americanos necessários para as obras de construção da barragem de Mphanda Nkuwa, a localizar-se na província central de Tete, segundo apurou o Correio da manhã de fonte insuspeita do Ministério da Energia.
A vontade surge numa altura em que o Governo moçambicano vem enfrentando uma série de dificuldades na obtenção de financiamento externo para a viabilização daquele empreendimento devido à persistente crise financeira mundial despoletada nos Estados Unidos da América (EUA), em 2007.
Vários parceiros externos solicitados por Moçambique mostram-se “indisponíveis” para apoiar aquele projecto, tendo a China considerado o valor de “muito elevado para a actual conjuntura mundial”, de acordo ainda com o nosso informante, acrescentando que uma delegação da Camargo Correia deverá deslocar-se, dentro de dias, a Maputo para conversações com o Executivo moçambicano.
Com a conclusão das obras daquele empreendimento, Moçambique iria aumentar a sua capacidade de expansão e fornecimento de energia eléctrica para os países da África Austral.
(J. Ubisse) – CORREIO DA MANHÃ – 30.03.2009