* Município da Beira na UCCLA
O presidente do Município da Beira e presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) recém criado, regressou ontem ao principio da tarde ao país, proveniente de Lisboa depois de um périplo pela Europa que o levou à sede da União Europeia em Bruxelas, à Alemanha, Holanda e Suécia. Ao princípio da noite viajou de Maputo para a Beira.
Nesta sua deslocação à Europa, Daviz Simango, para além de ter tratado de assuntos na sua qualidade de presidente do Município da Beira, disse-nos que participou ainda em alguns actos na sua qualidade de presidente do MDM, designadamente com representantes das comunidades moçambicanas, altos dignitários de estados europeus e empresários interessados em investir em Moçambique a na Beira.
Em Lisboa foi recebido por Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, e por Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Foi também recebido pelo Secretário-Geral do Partido Social Democrata (PSD) e pelo Partido Socialista. Disse-nos ter-se encontrado ainda com vários deputados no parlamento europeu, a quem nos disse ter pedido a manutenção dos apoios a Moçambique. Esteve nos ministérios dos Negócios Estrangeiros da Holanda e Alemanha onde foi recebido a alto nível.
Em Berlin foi recebido na Associação Alemã das Câmaras da Industria e Comércio.
Na Alemanha visitou a Escola da Bautzen com quem a Escola Secundária da Manga, na Beira, tem um acordo de amizade.
Ainda em Portugal Daviz Simango disse ter estado na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e que poderá ser anunciado em breve a admissão da Beira como membro daquela instituição.
Ao nível político Daviz Simango disse ter conseguido estruturar o MDM a vários níveis da Europa.
Nesta sua deslocação acompanharam Simango, Ismael Mussa e Agostinho Ussore
(Fernando Veloso) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 30.03.2009