HENRIQUES Bongece é desde a madruga de ontem o novo primeiro-secretário do comité provincial do partido Frelimo, eleito no decurso da I conferência extraordinária que para o efeito vinha tendo lugar desde a passada segunda-feira.
Antónia Charre, que também era concorrente ao posto, acabou retirando à última hora a sua candidatura, alegando motivos devidamente justificados, embora não tenham sido do conhecimento da Imprensa. Contrariamente ao que estava previsto, o primeiro-secretário do comité provincial só acabou sendo conhecido na madrugada de ontem em virtude de se ter adiado o encontro no passado fim-de-semana devido a motivos não revelados e acabou por ter início esta segunda-feira.
Esta conferência marca o fim do processo de revitalização que vinha acontecendo em todos os distritos e na cidade da Beira, onde já foi eleito Jó António Capece como primeiro-secretário, enquanto Francisco Magaço e Rosa Galibo ocupam os cargos de secretários para Organização e Mobilização e Finanças, respectivamente.
A referida conferência extraordinária foi orientada por uma brigada central chefiada por Alberto Chipande, membro da comissão política que durante o seu discurso de abertura apelou aos seus correligionários no sentido de elegerem um novo secretariado capaz de garantir e assegurar a vitória do partido Frelimo nos próximos pleitos eleitorais naquela parcela do país.
Segundo Chipande, neste processo de organização da vitória, deve-se privilegiar o redimensionamento das células, mobilização da população, angariação de mais membros e a divulgação das realizações do Governo da Frelimo.
Neste contexto, esta conferência deverá eleger camaradas que possam estar a frente dos destinos do nosso partido de modo a garantir e assegurar a nossa vitória nos próximos pleitos eleitorais, pois ensinou-nos o malogrado Presidente Samora Machel que a vitória prepara-se, a vitória organiza-se - disse.
Para a materialização destes objectivos, segundo aquele quadro sénior do partido no poder, os membros do comité provincial e do secretariado do partido que sairão daquele sufrágio, deverão privilegiar nas suas acções a consolidação da unidade nacional e da coesão no seio dos órgãos e militantes, o trabalho árduo, a humildade, cultivar o espírito de equipa e, principalmente, estar profundamente comprometidos com a causa do povo.
Ainda ontem à tarde o comité provincial esteve reunido para a eleição dos membros do secretariado e do secretário para o comité de verificação.
Assim, Omar Jalilo foi eleito secretário para a organização; Florência Alface, para a administração e finanças, Fátima Batalhão, para a mobilização e propaganda, e Joaquim Munhepe para o comité de verificação.
Ainda ontem o novo secretariado tomou posse perante Alberto Chipande que instruiu o órgão a encarar com seriedade as actividades do partido.