O Professor e académico Jo António Capece é desde ontem o primeiro-secretário do Comité da Cidade do Partido Frelimo na Beira, eleito no final da primeira conferência extraordinária do comité local.
Capece substitui no cargo Manuel Cosaminho, suspenso conjuntamente com o respectivo secretariado há pouco mais de um mês. Amanhã deverão ser conhecidos os outros membros do secretariado após a realização da sessão extraordinária do comité local, depois da eleição de Lino Massinguine para o cargo de secretário para o Comité de Verificação.
O novo primeiro-secretário obteve 32 votos contra 15 de Manuel Cumancanze, inicialmente tido como favorito ao cargo, e apenas quatro da actual directora provincial da Educação e Cultura, Fátima Batalhão.
Entretanto, falando na abertura do encontro, Conceita Sortane, membro da brigada central da Frelimo que desde há pouco mais de um mês trabalha na província de Sofala com o objectivo de dirigir a reorganização do partido naquele ponto do país, referiu que as eleições internas visando a revitalização dos órgãos de base não devem servir de pretexto para que haja divisionismo, tribalismo e intriga entre os militantes.
Acrescentou que neste momento o que se deve fazer é conjugar mais esforços por forma a levar avante os ideais do partido, para além de garantir a sua vitória nos próximos pleitos eleitorais aprazados para este ano.
Esta sessão decorre sob certa particularidade, pois há pouco mais de um mês que o respectivo secretariado foi suspenso, sendo que as actividades vêm sendo dirigidas por Conceita Sortane, enquanto a nível da província Alberto Chipande é quem assegura interinamente o posto de primeiro-secretário em substituição de Lourenço Bulha, igualmente suspenso.
"As eleições internas constituem um momento oportuno para que possamos exercer a verdadeira democracia interna. No entanto, esta revitalização não pode ser vista como ocasião para fomentarmos o divisionismo, tribalismo ou intriga entre nós, mas, antes pelo contrário, devemos estar mais unidos por forma a que atinjamos os nossos propósitos que de forma particular e saliente apontam para a nossa vitória nas próximas eleições gerais e provinciais" - disse.
A eleição do novo secretariado a nível da cidade da Beira é o culminar de cinco conferências dos comités de zona a nível da capital de Sofala, numa altura em que também foram concluídas as eleições a nível de todos os distritos com a eleição dos respectivos secretariados, cujos trabalhos foram dirigidos por brigadas mistas compostas por membros da brigada central e locais.
A nível da província o novo secretariado deverá ser eleito durante o próximo fim-de-semana. Ainda não há nomes prováveis para ocuparem o cargo deixado vago por Lourenço Bulha.