Depois de ter recebido duas locomotivas em Setembro passado, os concessionários do Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), responsável pela gestão do estratégico sistema ferro-portuário de Nacala, adquiriram recentemente mais quatro máquinas. Estas deverão ajudar na redução de custos no aluguer de locomotivas e no manuseamento de carga nacional e em trânsito para o Malawi.
Esta aquisição, associada aos investimentos feitos no melhoramento de infra-estruturas e na compra de máquinas para a movimentação de contentores no Porto de Nacala, abre uma nova página no processo de revitalização do CDN. A título ilustrativo, o manuseamento de carga para o Malawi tem constituído uma dor de cabeça para os gestores do consórcio, devido à incapacidade dos malawianos levarem a carga no ponto de entrega em Cuamba.
Porto de Nacala
Situado na Baía de Bengo, com condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada e saída de navios, 24 horas/dia, sem limitação de calado, o Porto de Nacala possui as águas mais profundas da costa oriental de África, com ligações ferroviárias para o interior de Moçambique e para o Malawi. Não necessita de dragagem.
Leia em: Download Lufada de ar fresco