O ministro da Energia, Salvador Namburete, defendeu em Maputo, durante a abertura da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Energético em África, que o sucesso da produção de biocombustíveis em Moçambique está garantido, tendo em conta as potencialidades que o país apresenta para o desenvolvimento desta actividade.
“A implementação do programa de produção e uso de biocombustíveis no país trará grandes benefícios para a economia do país, com particular destaque para a rural, através de um desenvolvimento integrado da bioenergia e agro-indústria”, disse Salvador Namburete, ministro da Energia.
No âmbito da produção dos biocombustíveis, o sector da energia depositou, esta semana, no Conselho de Ministros, a estratégia de produção de biocombustíveis, na qual consta que serão instaladas unidades industriais no país no contexto da criação de emprego.
Salvador Namburete explicou ainda que foi executado um zoneamento agrário “que permitiu a identificação de pouco mais de sete milhões de hectares, a serem usados para vários projectos de uso e aproveitamento de terra, incluindo os biocombustíveis”.
O PAÍS - 05.03.2009