A Escola Nacional de Aeronáutica (ENA), poderá, em breve, voltar a formar pilotos, garantiu ao «Canal de Moçambique» o Dr. Guedes Armando, actualmente a exercer as funções de Director pedagógico adjunto da instituição.
A ENA teve o seu expoente durante os anos oitenta, em que formou pilotos civis para o Mercado Nacional e Internacional casos de São Tome, Guiné-Bissau entre outros) consolidando a sua reputação. Sensivelmente 12 anos após a ENA ter interrompido a formação de pilotos, segundo nosso interlocutor, prepara-se para ainda dentro deste semestre voltar a “ganhar asas”.
A garantia vem do seu director-adjunto Pedagógico Dr. Guedes Armando. Este afirma que a ENA vai lançar novamente cursos de formação para Pilotos Comercias altamente qualificados para as Companhias Nacionais, “depois de anos a fio de havido interrupção motivada pelo facto do nosso mercado não ter tido capacidade para absorver esses quadros”. Guedes Armando alga, contudo, que “o cenário inverteu-se nos últimos tempos, exigindo assim a retoma das actividades urgente”.
Sendo assim Guedes Armando anuncia que já foi assinado um acordo entre a Sogistel de Portugal e Logistec de Moçambique para se encarregarem de monitorizar o curso de pilotos.
Diz-nos ainda a mesma fonte que o Instituto de Aviação Comercial de Moçambique (IACM) já autorizou os “silabos do curso”, “faltando só a compra de 2 Aeronaves e 2 Simuladores de voo para iniciar a instrução”.
(João M. Pateguana) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 26.03.2009