O vice-ministro chinês do Comércio, Jiang Zengwei, partiu segunda-feira para uma viagem a Moçambique, Angola e Portugal para reforçar a cooperação económica e comercial entre a China e os três países de língua portuguesa.
Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, Rita Santos, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, disse esperar uma “visita de sucesso” e salientou que, “pela primeira vez, uma visita de um dirigente do ministério chinês do Comércio tem o apoio da plataforma logística de Macau”.
“Mas também tem o apoio dos empresários de Macau que ao longo dos últimos anos têm mantido contactos frequentes com estes países promovendo negócios e investimento”, afirmou Rita Santos.
Macau é desde 2003 o elo de ligação entre a China e os países de língua portuguesa acolhendo não só o secretariado permanente do Fórum como a reunião ministerial que se realiza de três em três anos.
A delegação política e empresarial que partiu para Moçambique, Angola e Portugal integra, além de nove empresários de Macau, um dezena de homens de negócios da China.
Em Moçambique, a delegação fica até 26 de Março de onde parte partirá para Lisboa, enquanto outra visitará ainda Angola num grupo liderado por Jiang Zengwei e que permanecerá em Luanda até 28 de Março.
Dados compilados entre Janeiro e Outubro - os últimos disponíveis - indicam que as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa totalizaram 68,07 mil milhões de dólares, uma subida de 89,5 por cento muito favorável à lusofonia, já que os oito países de expressão portuguesa importaram produtos no valor de 21,12 mil milhões de dólares e venderam produtos no valor de 46,94 mil milhões de dólares. (macauhub) - 24.03.2009